Olá!!
Hoje venho partilhar convosco um pouco do que falámos numa das últimas aulas da disciplina: os desafios da utilização/adopção do e-learning. Para este trabalho baseei-me, basicamente, nos apontamentos que a docente forneceu e, por isso, coloquei no final as referências que a mesma nos deu.
É certo que a Educação a
Distância tem sido cada vez mais utilizada e que pode ser um ponto muito
positivo em qualquer tipo de educação/curso. No entanto, a adopção do e-learning coloca alguns desafios em
três níveis diferentes:
Ao nível das instituições
Ao nível dos professores/formadores
Ao nível dos alunos/formandos
Ao nível das instituições podemos dizer que estas
têm de se preocupar com quatro pontos fundamentais:
Infra-estruturas e apoio técnico –
Têm de garantir que as redes de comunicação, além de terem grande capacidade, são
fiáveis. As instituições devem também ter um bom sistema de apoio a qualquer
hora do dia;
Gestão administrativa/académica –
Os diferentes sistemas informáticos devem estar ligados entre si;
Novas competências e reconhecimento
profissional – Devem proporcionar formação para
aquisição de competências pedagógico-tecnológicas e, depois, têm de reconhecer
aos colaboradores este esforço para aquisição de competências.
Recursos pedagógicos e e-conteúdos –
É necessário que as instituições criem estruturas de apoio à produção de
conteúdos digitais bem como o acesso a bases de dados e repositórios desse
material e de outro.
Os formadores devem ser capazes de adquirir novas competências
pedagógicas e metodológicas relacionadas com o ensino online, aceitando todo o tipo de formação que a instituição lhes
forneça e procurando, também eles, mais formação. Devem ser capazes de pôr em
prática essas competências apoiando os seus alunos/formandos o que melhor que
saiba e possa.
Quanto aos formandos estes têm também alguns
pontos a cumprir para que a adopção do e-learning
funcione:
Devem
estar abertos à existência de novas dinâmicas de comunicação associadas a boas
capacidades de pesquisa, selecção e utilização dos recursos online.
Têm
de ser capazes de se auto-regularem assumindo um compromisso de
responsabilidade.
Adaptado de Gomes,
Maria João (2006)
Bibliografia de referência
Gomes, Maria João; (2005). “Desafios do e-learning: do conceito às práticas”. In Leandro S. Almeida e Bento D. Silva (orgs.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de PsicoPedagogia, Braga: CIEd / IEP / UM; pp. 66-76. Disponível online em URI: http://hdl.handle.net/1822/2896
Gomes, M.J. (2008). “Dos desafios às oportunidades: reflexões sobre as implicações da adopção institucional do e-learning”, in Revista E-Curriculum, (http://www.pucsp.br/ecurriculum)
Espero que tenham ficado
esclarecidos quanto a este assunto. Tentei ser sucinta e breve de forma a não
tornar o blog maçador mas se
precisarem de algum esclarecimento estejam à vontade.
Em breve chegará uma nova
mensagem! Fiquem atentos!
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