segunda-feira, 11 de junho de 2012

Desafios


Olá!!

Hoje venho partilhar convosco um pouco do que falámos numa das últimas aulas da disciplina: os desafios da utilização/adopção do e-learning. Para este trabalho baseei-me, basicamente, nos apontamentos que a docente forneceu e, por isso, coloquei no final as referências que a mesma nos deu.

É certo que a Educação a Distância tem sido cada vez mais utilizada e que pode ser um ponto muito positivo em qualquer tipo de educação/curso. No entanto, a adopção do e-learning coloca alguns desafios em três níveis diferentes: 

Ao nível das instituições
Ao nível dos professores/formadores
Ao nível dos alunos/formandos

Ao nível das instituições podemos dizer que estas têm de se preocupar com quatro pontos fundamentais:
Infra-estruturas e apoio técnico – Têm de garantir que as redes de comunicação, além de terem grande capacidade, são fiáveis. As instituições devem também ter um bom sistema de apoio a qualquer hora do dia;
Gestão administrativa/académica – Os diferentes sistemas informáticos devem estar ligados entre si;
Novas competências e reconhecimento profissional – Devem proporcionar formação para aquisição de competências pedagógico-tecnológicas e, depois, têm de reconhecer aos colaboradores este esforço para aquisição de competências.
Recursos pedagógicos e e-conteúdos – É necessário que as instituições criem estruturas de apoio à produção de conteúdos digitais bem como o acesso a bases de dados e repositórios desse material e de outro.


Os formadores devem ser capazes de adquirir novas competências pedagógicas e metodológicas relacionadas com o ensino online, aceitando todo o tipo de formação que a instituição lhes forneça e procurando, também eles, mais formação. Devem ser capazes de pôr em prática essas competências apoiando os seus alunos/formandos o que melhor que saiba e possa.


Quanto aos formandos estes têm também alguns pontos a cumprir para que a adopção do e-learning funcione:
Devem estar abertos à existência de novas dinâmicas de comunicação associadas a boas capacidades de pesquisa, selecção e utilização dos recursos online.
Têm de ser capazes de se auto-regularem assumindo um compromisso de responsabilidade.

Adaptado de Gomes, Maria João (2006)


Bibliografia de referência

Gomes, Maria João; (2005). “Desafios do e-learning: do conceito às práticas”. In Leandro S. Almeida e Bento D. Silva (orgs.), Actas do VIII Congresso Galaico-Português de PsicoPedagogia, Braga: CIEd / IEP / UM; pp. 66-76. Disponível online em URI: http://hdl.handle.net/1822/2896   
Gomes, M.J. (2008). “Dos desafios às oportunidades: reflexões sobre as implicações da adopção institucional do e-learning”, in  Revista E-Curriculum, (http://www.pucsp.br/ecurriculum)


Espero que tenham ficado esclarecidos quanto a este assunto. Tentei ser sucinta e breve de forma a não tornar o blog maçador mas se precisarem de algum esclarecimento estejam à vontade.

Em breve chegará uma nova mensagem! Fiquem atentos!

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