quarta-feira, 20 de junho de 2012

O blog enquanto portfólio reflexivo (e-portfólio)

            Boa tarde!! :)


Uma vez que este trabalho está, agora, bastante completo parece-me importante fazer uma breve referência ao conceito de blog e associá-lo ao conceito de portfólio reflexivo. Parece-me importante fazer esta referência uma vez que este blog funcionou como tal já que foi aqui que depositei os trabalhos realizados ao longo da disciplina e que fui fazendo reflexões sobre os mesmos ao mesmo tempo que partilhava o que encontrava de importante.
Desta feita, começo por fazer referência ao termo blog

“(…) é a abreviatura do termo original da língua inglesa ‘weblog’. (…) um weblog é uma página Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens (…) e apresentadas de forma cronológica (…)” (Gomes, 2005: 331).

Segundo Moran (2007) “Temos um ensino em que predominam a fala massiva e massificante, um número excessivo de alunos por sala (…) “ (Moran, 2007: 15). É por isso que nos parece que este trabalho em e-portfólio se pode tornar muito interessante. Quando é bem utilizado pode ser muito produtivo uma vez que se torna num trabalho motivante.
Na sua maioria, os trabalhos académicos têm muito pouca visibilidade uma vez que são produzidos pelo aluno para o professor ler e corrigir e, quanto muito, tem uma apresentação à turma. Quanto a nós, o facto de no e-portfólio o trabalho estar exposto à comunidade é um motivo de empolgação por parte do aluno e, além disso, “obriga” o aluno a ser mais coerente e preciso.

           No que diz respeito às "regras a cumprir" no criação e manutanção deste blog, vou apresentar um esquema que adaptei de outro que encontrei porque me parece mais interessante para quem lê.

           Nota: A imagem está um pouco pequena mas cliquem em cima porque abre a imagem num tamanho maior.






Adaptado de
http://www.google.pt/imgres?hl=pt-PT&lr=&biw=1280&bih=638&tbm=isch&tbnid=XuJXAeLrt4xdhM:&imgrefurl=http://blogdaformacao.wordpress.com/tag/eportefolio/&docid=q3z1xzx9GIF7RM&imgurl=http://blogdaformacao.files.wordpress.com/2008/04/mosep.jpg&w=450&h=455&ei=i2fWT8TvBKes0QWT7Nm7BA&zoom=1&iact=hc&vpx=119&vpy=134&dur=264&hovh=226&hovw=223&tx=91&ty=117&sig=110829598846280137444&page=1&tbnh=135&tbnw=134&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:0,s:0,i:68 (consultado a 11 de Junho de 2012)



            Apoios bibliográfico:


GOMES, Maria João (2005). “Blogs: um recurso e uma estratégica pedagógica”. In VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria; pp. 311-315.

GOMES, Maria João & SILVA, Ana Rita (2006). “A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte”. In prisma.com – Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, [revista online – prisma.cetac.up.pt]; ISSN 1646-3153; p. 289-309.

MORAN, José; MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda (2007). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Brasil: Papirus


            Até à Próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário